O que é um Advogado Correspondente?

  1. Início
  2. O que é um Advogado Correspondente?

Advogado correspondente é aquele que presta serviços para outros advogados ou escritórios. Quando os profissionais jurídicos precisam realizar diligências em outras comarcas diferentes da sua, eles optam pela contratação de um advogado local, conhecido como advogado correspondente, para o serviço.

O advogado correspondente pode ser contratado tanto para serviços mais simples, como obtenção de cópias e distribuição de carta precatória, até para os mais complexos, como audiências. Muitas vezes, a diligência é em caráter emergencial: o profissional pode contratar um correspondente para uma diligência relativamente rápida, como retirar fotocópias de páginas de um processo, que deve ser feita com a maior urgência. Por outro lado, em uma audiência que se realizará numa comarca distante, os advogados podem contratar um correspondente jurídico e municiá-lo com as informações e documentos necessários para que ele possa realizá-la com sucesso.

Após a realização da diligência, o escritório contratante providenciará o pagamento dos honorários previamente acordados aos advogados correspondentes. As seccionais da OAB de alguns estados possuem tabelas específicas para os serviços prestados pelos correspondentes – confira em nosso Blog.

Vale ressaltar que o correspondente não está ligado ao processo como representante direto dos clientes do escritório que o contratou, porém está apto para realizar atividades jurídicas em prol dos interesses desses, a partir de um ato de contratação.

A advocacia correspondente é uma atividade que gera benefícios mútuos tanto para ambas as partes, o correspondente e o contratante. Por um lado, o advogado correspondente pode ampliar seu networking ao oferecer seus serviços para outros profissionais de diferentes localidades, fazendo contatos que podem levar a melhores oportunidades profissionais no futuro.

Um advogado mais jovem, recém-chegado ao mercado, pode atuar como correspondente também para ganhar experiência prática no Direito, bem como para receber seus primeiros honorários. Já um profissional mais experiente pode conciliar seus serviços como correspondente com suas atividades diárias e, assim, garantir uma renda extra aos seus ganhos mensais.

O contratante, por sua vez, poderá ter ganhos em agilidade e, principalmente, em economia. Afinal, ao invés de utilizar os recursos do escritório com o transporte dos advogados até o local da diligência, sai muito mais em conta contratar os serviços de um profissional que já atue na região.

O Juris Correspondente é o maior buscador de advogados correspondentes da internet! São mais de 76 mil advogados atuando em 5.601 cidades de todo o Brasil.

Encontre o correspondente ideal para a sua diligência clicando aqui. Ou, se preferir, faça seu cadastro como correspondente e ofereça seus serviços advocatícios clicando aqui.

Menu

Não perca nada!

Receba notificações de novos artigos do Juris direto no seu email!

sair
Não perca nada!