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Os 4 principais erros de gestão em um escritório de advocacia

gerenciando um escritório de advocacia

Cuidar da gestão de um escritório de advocacia é tarefa importante para garantir que o escritório esteja sempre pronto para atender os clientes de maneira lucrativa e eficiente. Cometer erros nesse sentido, portanto, pode comprometer seriamente a atuação do negócio.

No geral, alguns deslizes são considerados graves, e mesmo assim são muito frequentes. Conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los. A seguir, você vai conferir os quatro principais erros de gestão em um escritório de advocacia e vai descobrir como se prevenir contra eles.

Não ter uma área de atuação definida

A área de atuação de um escritório de advocacia pode ser bastante ampla. Há uma série de especializações jurídicas e, dentro delas, tantas outras atuações possíveis voltadas para cada nicho de mercado específico.

Tentar oferecer tudo ao mesmo tempo, entretanto, só vai fazer com que o seu escritório não seja ótimo em nada. Além disso, a falta de definição para a atuação da área fará com que seu escritório deixe de observar oportunidades que poderiam ser aproveitadas e levar ao desenvolvimento do escritório.

Ignorar a importância do setor financeiro e contábil

Assim como qualquer negócio, o escritório de advocacia precisa tomar muito cuidado com o setor financeiro e contábil. Em relação à contabilidade, por exemplo, o escritório precisa se enquadrar no regime de tributação adequado para pagar menos tributos e manter a regularidade fiscal necessária.

Quanto à gestão financeira, é necessário cobrar valores adequados de honorários e manter controle sobre quais pagamentos foram feitos. Ter um fluxo de caixa, inclusive, é importante para conhecer as necessidades específicas do escritório e se preparar adequadamente.

Sem esse tipo de preocupação com a gestão, o escritório corre o risco de ficar sem recursos ou mesmo de ter uma atuação legalmente incorreta.

Para te auxiliar nesse ponto, preparamos um e-book com dicas para maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos: Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Não possuir um plano de marketing jurídico

O marketing jurídico possui algumas pontualidades a respeito da ética e de como deve ser executado. Conhecê-lo adequadamente, portanto, evita que o seu escritório cometa erros que podem acabar levando a punições.

Mas somente entender de técnicas de estratégias de mercado, relacionamento e divulgação de seus serviços não basta, já que é essencial colocar isso adequadamente em prática. Julgando ser uma parte desnecessária do negócio, muitos escritórios de advocacia erram na gestão, ao não possuírem um plano de marketing jurídico.

É essa estratégia que estabelece, primeiramente, quais são as posturas que podem e devem ser tomadas para a captação de clientes e, em segundo lugar, como elas podem ser feitas. Sem essa estruturação, a aquisição de novos clientes e a própria retenção da atual clientela acaba ficando prejudicada.

Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.

Pecar na fidelização de clientes

Por falar em fidelizar clientes, um dos principais erros da gestão consiste justamente em não garantir que a clientela fique satisfeita o bastante para ser leal ao seu escritório em demandas futuras. Além de as pessoas retornarem em um ocasional novo processo, clientes fidelizados também indicam os serviços de seu escritório para outros clientes em potencial. Isso, portanto, diminui o custo de aquisição do cliente e favorece os resultados do empreendimento.

Para garantir o retorno dos clientes é conveniente investir em sua satisfação. Um atendimento preparado e de altíssima qualidade, cobrança justa e clara de honorários e o acompanhamento dinâmico dos processos são fatores que estimulam a percepção positiva de clientes em relação aos seus serviços.

Os erros de gestão do seu escritório de advocacia podem comprometer a continuidade do seu negócio ou então podem estar limitando o sucesso do empreendimento. Conhecendo esses erros, que vão desde o marketing ao setor financeiro, você terá mais chances de corrigi-los e, portanto, de dar ao seu escritório mais chances de sucesso.

Você comete ou já cometeu algum desses erros no seu escritório de advocacia? Compartilhe sua opinião conosco.

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