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6 erros comuns de quem está começando um escritório de advocacia

Começar um escritório de advocacia não é tarefa fácil! É preciso captar clientes, criar toda a estrutura física do escritório e, ao mesmo tempo, cuidar muito bem das causas em desenvolvimento. No entanto, muitos advogados iniciantes acabam se perdendo em meio a tantas obrigações e cometendo alguns erros referentes, especialmente, à administração do negócio e ao atendimento a clientes. Melhor se prevenir, não concorda? Então confira agora mesmo quais são os erros mais comuns de quem está começando um escritório de advocacia e aprenda a evitá-los:

Não encarar o escritório como um negócio

A Ordem dos Advogados do Brasil pode até resistir a essa ideia, mas atualmente é inevitável deixar de encarar um escritório como um negócio. Como o mercado da advocacia está cada vez mais competitivo, impondo uma lógica de produtividade e de eficiência máximas à atividade jurídica, muitos escritórios que ignoram essas características cada vez mais presentes acabam por fechar as portas em seus primeiros anos de vida. Isso significa, portanto, que os mesmos aspectos que se aplicam à administração de empresas em geral também devem se aplicar aos escritórios de advocacia, o que inclui metas, controle de despesas, previsão de receitas, atenção em relação ao atendimento aos clientes, planejamento financeiro, prospecção de contatos e assim por diante.

Você sabia que é possível fazer um planejamento estratégico para o seu escritório? Confira mais sobre o assunto em nosso artigo Planejamento estratégico no escritório: entenda a importância.

Não divulgar adequadamente os serviços

Escritórios de advocacia também precisam divulgar seus serviços para atrair cada vez mais clientes. O boca a boca ainda é importante, mas para alavancar de vez o número de casos em seu escritório, também é necessário promover os serviços de seu escritório de forma a atrair pessoas interessadas em contratar seus serviços – e, pela internet, é ainda mais fácil fazer isso.

O primeiro passo para empregar estratégias de marketing digital é relativamente simples: criar o seu próprio site oficial na internet. Há uma série de motivos para você ter o seu site, mas o principal deles é que ele irá aparecer no Google para clientes que estiverem buscando por um escritório de advocacia nas proximidades. Clique aqui para saber mais sobre as vantagens da criação de sites para advogados!

Depois que você fizer isso, os próximos passos virão com mais facilidade: organizar, produzir e enviar newsletters periódicas, prospectar clientes, pensar em estratégias de e-mail marketing e nas redes sociais voltadas para o público certo – enfim, planejar o marketing jurídico do escritório.

Saiba mais sobre o que você precisa ter no site do escritório em nosso artigo: Por que o advogado precisa ter um site?!

Não utilizar a tecnologia a favor dos trabalhos

Sempre é válido lembrar que a tecnologia não se resume apenas ao processo eletrônico. Advogados têm muito a se beneficiar do uso de softwares de acompanhamento de processos, sites de pesquisas jurisprudenciais e ferramentas de escaneamento e impressão de documentos. Nenhum escritório pode, atualmente, ignorar essas importantes ferramentas tecnológicas, que facilitam a vida do advogado, otimizando seu tempo e tornando seu trabalho cada vez menos técnico.

Sobre essas tecnologias que existem para facilitar o seu dia a dia leia nosso artigo: Conheça 7 tecnologias para escritório de advocacia.

Não controlar o endividamento excessivo

É muito comum que advogados em início de carreira, na busca por transformar o sonho do próprio escritório em realidade, acabem se endividando excessivamente, a ponto de não conseguirem honrar seus compromissos financeiros. Por essa razão, se seu capital inicial não é suficiente, considere aumentar a sociedade, convidando outros advogados para o investimento, ou até mesmo começar com um escritório menor que o desejado. Na medida em que as causas se provem bem-sucedidas e o número de clientes aumente, você expande a estrutura física do escritório, subindo um degrau de cada vez.

Não contar com a ajuda de advogados correspondentes

Bons advogados correspondentes são o braço direito de qualquer escritório, podendo significar uma economia considerável. Por isso, é importante poder contar com esses profissionais quando for necessário realizar audiências no interior, obter cópias de processos, solicitar documentos, entre outras atividades. Deslocar-se para outras cidades ou até Estados é extremamente custoso e demanda muito tempo, que normalmente pode ser melhor gasto com outras tarefas e diligências.

Não se especializar no mercado advocatício

Tudo bem que o advogado iniciante não tem muita escolha e acaba atuando em processos das mais diversas áreas, no entanto, é recomendável que o escritório se especialize em determinadas áreas do Direito. Ao concentrar seus clientes e processos em um mesmo âmbito do judiciário, sua prática começa a ganhar notoriedade, seus serviços ficam mais apurados e o escritório tem maior previsibilidade em termos de planejamento financeiro e contábil.

E você, já passou por essas dificuldades em seu escritório? Que tal um e-book com dicas para maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos? Baixe agora o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Tendo esses erros em mente, é hora de buscar não cometê-los! Coloque já nossas dicas em prática e garanta o sucesso de seu escritório! Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe seu comentário abaixo!

 

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