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Gestão de pessoas: 8 dicas para dar um bom feedback à sua equipe

Proporcionar feedback para os funcionários não é uma medida útil somente para a produtividade das equipes de empresas de qualquer porte – é também muito funcional dentro dos escritórios de advocacia, a fim de melhorar a gestão de pessoas, o desempenho e o interesse dos colaboradores jurídicos e de serviços administrativos que trabalham com você. Contudo, para que esse expediente seja ótimo, ele não pode simplesmente apontar quais os contextos que devem ser aprimorados ou mudados.

As boas noções de coaching indicam que o feedback bem feito também precisa ser assertivo, esboçar uma reorientação para a melhoria e indicar a estratégia mais eficaz para solucionar um problema específico. Acompanhe nosso post de hoje e confira 8 dicas para dar um bom feedback para a equipe do seu escritório!

Promova o feedback imediato

Seu colaborador fez algo criativo ou realizou um trabalho excelente? Elogie-o publicamente na próxima reunião do escritório. Ele se sentirá estimulado a continuar fazendo um bom trabalho e servirá de exemplo para os outros. Notou algum procedimento errado ou uma tarefa mal realizada? Evite o excesso de retrabalhos e outros prejuízos, falando prontamente com quem for responsável pela iniciativa. Não demore em consertar o que precisa ser consertado.

Escolha o momento adequado para dar o feedback

Especialmente quando o diálogo que for ter com seu colaborador puder trazer uma ideia de repreensão, prefira fazê-lo em uma ocasião mais reservada. Aponte objetivamente os erros que precisam ser trabalhados, a fim de evitar um contato improdutivo e estressante.

Controle seu estado emocional

Ainda que o erro cometido seja grave, procure controlar suas emoções e não tenha reações explosivas desnecessárias e que não vão colaborar em nada para a solução do problema. Caso você esteja muito nervoso, aguarde alguns instantes ou dias para dar o feedback, espere que você chegue a um bom equilíbrio emocional, reflita mais e amenize as tensões.

Mantenha um alto nível de educação e civilidade

Não empregue termos pejorativos ou um tom elevado de voz para falar com a pessoa, nem use adjetivos que demonstrem total falta de polidez ou atinjam o colaborador de forma íntima e pessoal. Não desvie de seu objetivo, que é melhorar os processos e condutas dentro do local de trabalho.

Planeje sua abordagem

Não faça pouco caso da situação e se planeje para dar o feedback, ainda que seja apenas mentalmente: pense e elabore algumas frases, questionamentos e os pontos focais da conversa que irá estender. Reflita cuidadosamente sobre o que será dito, a fim de não criar atritos ou falar coisas sobre as quais depois possa se arrepender.

Seja específico

Aponte para o subordinado exatamente qual foi a atuação digna de elogios ou que precisa ser remediada. É importante deixar claro para ele não só que está prestando atenção naquilo que acontece dentro do escritório, mas também indicar com precisão o que espera dele e como ele pode melhorar determinadas condutas ou métodos de trabalho. Muito mais do que expor problemas, ofereça soluções.

Reforce a questão-problema

Se o feedback for sobre uma questão-problema que precisa ser melhorada, é possível que seu colaborador justifique a circunstância com desculpas como escassez de tempo, sobrecarga de trabalho ou qualquer outro pretexto do tipo. Antes de criticá-lo, avalie o caso com critério para visualizar se ele tem ou não razão e o que você pode fazer a respeito para modificar a situação. No entanto, mesmo com o reconhecimento dessas dificuldades, não deixe de reforçar o fato, a questão-problema ocorrida, a qual precisa ser observada e corrigida.

Mostre-se continuamente acessível

A postura que você tem no ambiente de trabalho e seu trato interpessoal podem fazer com que seus colaboradores confiem ou não em seu líder. Esteja aberto para diálogos, trate a todos com cordialidade e as pessoas se sentirão mais seguras e confortáveis para procurá-lo quando tiverem alguma dúvida.

Muitos gestores podem não perceber, mas um feedback apropriado acaba servindo como uma importante ferramenta de gestão. E ele não precisa ter uma aparência de reclamação, bronca ou questionamento para seus subordinados (o que poderia até prejudicar o desenvolvimento e as relações na empresa) mas pode ser utilizado de modo igualmente eficaz para tecer elogios aos colaboradores. O feedback é uma ação de treinamento, remediação e desenvolvimento e, se for bem feito, trará efeitos positivos para todos.

E você, como tem feito o feedback para a equipe no seu escritório? O clima do ambiente de trabalho colabora para diálogos abertos e objetivos sobre a rotina profissional? Comente!

 

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