É bem verdade que podemos observar, já há algum tempo, uma tendência de se pensar no profissional (não só do Direito, mas também de outras áreas) como um especialista. A necessidade de especialização, entretanto, não altera a importância da multidisciplinariedade inerente a cada área de atuação. Conhecimentos extracurriculares se fazem cada vez mais necessários – e valorizados pelo mercado! – quando o assunto é qualificação profissional.
Nesse contexto, o advogado moderno não pode se fechar dentro do mundo jurídico: é saudável e até recomendável o diálogo com outros ramos do saber. No post de hoje, destacamos 3 conhecimentos complementares que certamente alavancarão sua prática. Confira:
1 – Informática
Em meados da década de 1990, surgiram os chamados computadores pessoais, que contavam com um sistema operacional de fácil utilização. A partir de então, a informática praticamente substituiu a datilografia nos escritórios de advocacia e nas repartições públicas, facilitando e dando celeridade à elaboração de petições e peças processuais.
Não demorou até que os primeiros softwares especificamente desenvolvidos para a advocacia surgissem no mercado. São programas para computadores que registram o andamento processual, exibem notificações e peças importantes e mantém um cadastro de clientes e processos ativos.
Bons conhecimentos em informática já facilitavam em muito a administração das demandas e o relacionamento com os clientes. A grande novidade, porém, é o processo eletrônico que já é uma realidade em muitos tribunais brasileiros, sendo que em algumas varas não é mais sequer possível peticionar sem a autenticação digital.
2 – Marketing jurídico
Sabemos que a advocacia é uma função pública essencial à administração da justiça, e não uma mercadoria. Por outro lado, o advogado é um profissional que vive dos serviços que presta. Muito por conta disso, tem se falado cada vez mais em marketing jurídico, uma ferramenta que auxilia o advogado a adquirir novos clientes. É importante salientar que o advogado está autorizado a fazer publicidade de sua atividade, e que é importante para o cidadão ter acesso a esta informação.
O Código de Ética e Disciplina da OAB, bem como o Provimento 94/2.000, estabelecem regras para a divulgação e publicidade da advocacia, fazendo com que um plano de marketing voltado para esta área tenha as suas particularidades. É fundamental que o advogado conheça essas regras, que devem ser vistas não como uma restrição, mas sim como uma proteção à imagem da categoria.
Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.
3- Conhecimentos em gestão
A gestão de pessoas e recursos é um instrumento que pode fazer a diferença tanto para o advogado autônomo quanto para um grande escritório. Trata-se de rever procedimentos administrativos para balancear a relação custo x benefício.
Pegar causas em outras comarcas pode gerar uma boa receita, por exemplo. No entanto, isso acarretará o aumento com despesas de transportes e diárias, o que nem sempre é viável. Uma boa opção é delegar a execução de atos processuais e diligências simples a um advogado correspondente que tenha domicílio na comarca perante a qual tramita a demanda.
Para o jovem advogado que deseja fundar uma banca competitiva, de fato, o conhecimento demandado vai muito além do jurídico: é preciso ser empreendedor, ter capacidade de liderança, saber gerir pessoas e ter a visão do escritório enquanto uma empresas que precisa de um gerenciamento eficiente em todos os setores – financeiro, administrativo, de marketing, dentre outros.
Em conclusão, resta destacar que o domínio básico de outras áreas do conhecimento serve para ajudar e não para atrapalhar, por isso é importante perder o medo ou até mesmo o preconceito que nos impede de termos uma formação mais completa!
É bom saber também que você não está sozinho nessa jornada: muitas seccionais da Ordem dos Advogados oferecem capacitação digital, e muitas empresas oferecem outros serviços de treinamento e orientação para advogados.
O Direito, afinal, está passando por grandes mudanças proporcionadas principalmente pelas inovações digitais e para você aprimorar seus conhecimentos na Era do Direito 4.0, não deixe de aprender diversas novas habilidades em nosso curso Ganhe dinheiro na nova era do direito.
Você já investe em uma capacitação profissional que ultrapasse os domínios do Direito? Há algum outro conhecimento complementar que você acrescentaria na nossa lista? Deixe seu comentário e continue a acompanhar nosso blog para mais informações de inserção no mercado!