Ícone do site Blog do Juris

Como vencer a procrastinação e se tornar mais produtivo

Se você está acostumado a deixar muitas de suas atividades para depois, atenção: você é um procrastinador! E se você já tem conhecimento dessa característica, sabe que ela compromete sua produtividade e seus resultados ao final não só do dia, mas da semana, do mês e do ano. É uma verdadeira bola de neve em contínuo movimento!

São diversos os motivos que podem fazer com que você procrastine, indo desde a falta de interesse na atividade, passando por uma equivocada estimativa de tempo para a execução da tarefa e chegando ao cansaço, à falta de organização e de disciplina. Contudo, é mais do que preciso vencer a procrastinação para que, mais tarde, você não se lamente pelo que poderia ter sido feito.

Quer saber como vencer o que, muitas vezes, é mais forte que você? Pois a boa notícia é que temos algumas soluções para isso. E trate de não adiar a leitura do restante do post, viu? Então vamos lá?

Organize seus dias

A procrastinação é, muitas vezes, fruto da mais pura falta de organização. Nesse clima, você começa uma atividade, para no meio e começa outra, acabando por não terminar nenhuma. Para evitar esse tipo de situação, faça uma agenda e organize suas atividades não só do dia como da semana. Estime prazos para a conclusão de cada uma delas e se esforce ao máximo para cumpri-los.

Separe momentos até para se distrair

Quando bate aquele desinteresse por uma tarefa, qualquer coisa se torna mais atrativa: jogos de celular, redes sociais, sites de fofoca, whatsapp, uma mosca na parede e assim por diante. Para que isso não ocorra, determine horários para deixar sua mente voar com essas distrações, como na hora do almoço ou dez minutinhos antes de encerrar os trabalhos da jornada, por exemplo. E por falar em encerrar o trabalho…

Defina seu horário de trabalho

Nada mais atrativo para a procrastinação se instalar do que não ter horário fixo para trabalhar, não é mesmo? Nesse cenário, o famoso golpe do “depois eu faço” logo aparece atormentando sua mente. O importante é, portanto, cortá-lo de uma só vez. Para isso, estabeleça um horário de trabalho e não deixe de cumpri-lo. Dessa forma, além de garantir seu merecido descanso, você cria um senso de urgência pela precisão de entregar as tarefas até aquele determinado horário.

Automatize o que puder

A tecnologia pode ser uma grande aliada para reduzir a carga de trabalho e evitar a procrastinação. Você pode automatizar muitos processos e controles com as ferramentas certas, o que contribui diretamente para sua produtividade. Busque aplicativos de gestão empresarial e financeira, de gestão de assinaturas, de gestão de contratos e assim por diante, e veja como seu dia a dia vai melhorar consideravelmente.

Busque o ambiente adequado para trabalhar

Para trabalhar com tranquilidade, é preciso estar em um bom ambiente, silencioso e que estimule a concentração. Se você trabalha em casa, ao lado da família, faça um acordo para não ser interrompido durante seu horário de trabalho. Caso não consiga obter a paz necessária, que tal buscar espaços de coworking, que são bastante eficazes nesses momentos? Vale a pena a tentativa!

Defina os motivos da procrastinação

Como dissemos no início da nossa conversa, existem diversos motivos que levam à procrastinação. Procure entender esses motivos em você. O que o leva a procrastinar: desânimo com sua atividade, falta de um ambiente tranquilo para trabalhar, indisposição? Detectando o que dispara esse mecanismo em você, fica mais fácil solucionar o problema e voltar a ser produtivo!

Evitar a procrastinação você já sabe, mas e otimizar o seu tempo? Agora que você já aprendeu como não procrastinar, que tal aproveitar o tempo extra para aprender diversas novas habilidades em nosso curso Ganhe dinheiro na nova era do direito.

 

Dê uma nota a este post
Sair da versão mobile