Se tivéssemos que definir planejamento de carreira em poucas palavras, poderíamos pensar em um conjunto de metas cuidadosamente estruturadas com a finalidade de guiar o profissional até seu objetivo de carreira, ou seja, o cargo dos sonhos. Na prática, esse planejamento evita que o jovem advogado ou o bacharel em Direito tome, ao longo do caminho, decisões improvisadas ou motivado por emoções e paixões momentâneas.
Mas não parece uma boa ideia relegar seu futuro profissional à sorte ou ao acaso, não é verdade? Então não cometa esse erro você também: confira agora mesmo nosso artigo e conheça alguns pontos importantes relativos ao planejamento de uma carreira de sucesso nos diferentes campos de atuação relacionados ao Direito. Veja como já começar no caminho certo:
A importância do planejamento
O planejamento racional e realista de uma carreira se mostra extremamente importante na medida em que geralmente substitui possíveis sentimentos de euforia ou frustração, bem como alivia a constante pressão que leva o profissional a fixar seu pensamento apenas em ser promovido o mais rápido possível.
Uma boa dica é iniciar o planejamento de trás para frente, ou seja, partindo do cargo almejado para, a partir daí, criar um caminho que o leve até ele. Vale se perguntar sobre quais os tipos de experiências são realmente necessários para ocupar o cargo dos sonhos e sobre a qualificação exigida. Perseguir a conclusão dessas metas já é um começo promissor.
As carreiras públicas
Sabe-se que, na maioria dos casos, o acesso a um cargo público se dá mediante a aprovação em concurso de provas ou de provas e títulos. A chave do sucesso, portanto, está na capacidade de organização para os estudos, bem como no desenvolvimento de uma inteligência emocional capaz de manter a disciplina e a motivação.
Muitos candidatos sentem a necessidade de dividir o processo em etapas. Trata-se do chamado “concurso escada”. Assim, buscam a aprovação em provas para cargos mais acessíveis, enquanto continuam perseguindo a aprovação em provas para cargos intermediários. Por fim, dedicam-se ao ingresso na carreira realmente desejada. Elaborar um planejamento, nesse caso, pode ser fundamental para que o candidato não perca o foco de seu objetivo final, contentando-se com menos no meio do caminho.
A advocacia privada
O advogado que opta por atuar na advocacia privada deve trilhar um longo caminho para conquistar a tão sonhada posição de sócio. Para tanto, os especialistas em carreiras jurídicas apontam que o profissional deve, antes de tudo, tornar-se uma referência dentro de sua especialidade. Em outras palavras, deve construir um nome sólido no mercado, devidamente associado à qualidade de atendimento ao cliente, bem como ao notório saber jurídico. A partir daí portas se abrem.
O ramo empresarial
O profissional que atua no âmbito empresarial deve se atentar para a importância da multidisciplinariedade de sua formação e de seus conhecimentos específicos. Para representar os interesses da empresa e aconselhar seus órgãos deliberativos, é necessário conhecer não apenas o Direito, mas também as atividades operacionais de outros setores, bem como o mercado em que atua. Assim, qualquer plano de crescimento profissional dentro de uma empresa não poderá ignorar a constante busca por novos conhecimentos e desafios.
Resta lembrar que, independentemente da carreira escolhida e do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo, o profissional do Direito deve sempre procurar dar continuidade aos estudos, uma vez que exerce uma atividade predominantemente intelectual, sendo seu principal instrumento de trabalho, a lei, objeto de constantes modificações. Então inclua esse importantíssimo detalhe em qualquer que seja seu planejamento e corra atrás de seu sonho!
Para você que está em dúvida, não deixe de conferir nosso e-book O Guia Definitivo do Advogado Recém-Formado.
Agora comente aqui e nos conte sobre seus projetos! Qual carreira pretende, a princípio, seguir? Já colocou seu planejamento no papel? Por onde pretende começar? Compartilhe seus planos conosco e participe!