Lei Seca em 2019: Prisão de 5 a 8 Anos?

O ano está só começando, mas já circulam notícias sobre mudanças de leis nos grupos de WhatApp, inclusive referentes à Lei Seca. Para mantermos nossos leitores atualizados, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a Lei Seca 2019. Houve alterações? Quais são as penalidades? Já ouviu falar em prisão para o condutor flagrado dirigindo alcoolizado? Para saber mais, acompanhe a leitura e fique por dentro!

Álcool e direção: penalidades

Todos sabem que a combinação entre álcool e volante é extremamente perigosa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 3, 3 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo devido a esta mistura perigosa.

É por isso que as punições da legislação de trânsito brasileiras estão cada vez mais rigorosas para os flagrantes de motoristas sob o efeito de álcool.

A lei que rege o trânsito no país, o Código de Trânsito Brasileiro, existe desde 1997, mas vem sofrendo alterações desde então, de forma a adequá-la às demandas de melhoria na segurança nas vias. A respeito da penalidade a quem dirige sob o efeito de álcool, o CTB já foi mais flexível.

Quando o CTB entrou em vigor, em 1997, havia uma tolerância de até 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, o que representa 0,3 de álcool por litro de ar alveolar (unidade de medida avaliada no bafômetro).

Porém, em 2008, a lei sofreu uma alteração e passou a haver tolerância zero à ingestão de qualquer quantidade de álcool combinada à direção. A partir da Lei nº 11.705 de 2008, que alterou o CTB, qualquer quantia de álcool identificada no condutor, como consta no art. 165 do CTB, passou a ser caracterizada como infração gravíssima. Além disso, tornou-se crime qualquer lesão corporal culposa provocada por motorista sob o efeito de qualquer quantidade de álcool.

Porém, as mudanças não pararam por aí.

Em 2012, houve mais mudanças significativas no CTB sobre direção e álcool, por meio da Lei nº 12.760. A partir de então, o valor da multa para o condutor sob o efeito de álcool dobrou. Portanto, desde 2012, conforme art. 165 do CTB, o condutor flagrado deverá pagar multa de 10 vezes o valor da infração gravíssima, além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Outra alteração importante com esta lei de 2012 foi a caracterização de crime à conduta de dirigir sob o efeito de pelo menos 0,3 miligramas de álcool por ar alveolar. Veja o que diz o art. 306 do CTB:

“Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

§ 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por:

I – concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar;

II – sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora. ”

Portanto, desde 2012, beber e dirigir deixou de ser apenas infração de trânsito e passou a ser caracterizado como crime de trânsito, passível de detenção. A quantidade de álcool no sangue que era, em 1997, o máximo tolerado, tornou-se, em 2012, o mínimo para a penalização de crime de trânsito.

O resultado de tal rigidez nas leis de trânsito desde 2008, em 10 anos, foi a redução de 14% das mortes de trânsito. Ainda assim, em 2017 foram 32.615 casos de óbito devido à mistura de álcool e direção.

Mudanças recentes

Em 2019, mantém-se a penalidade já citada aqui para o flagrante de motorista sob o efeito de qualquer quantidade de álcool, conforme o art. 165 do CTB: infração gravíssima, com multa de dez vezes o valor e suspensão do direito de dirigir por um ano. Sendo assim, a multa é de R$ 2.934,70. Além disso, após um ano sem poder dirigir, o condutor deverá passar por curso teórico de reciclagem para poder reaver a CNH.

A mudança mais recente em relação à Lei Seca veio com a Lei º 13.546 de 2017, em vigor desde 2018, que torna mais rígida a penalidade para o homicídio culposo envolvendo motorista sob o efeito de álcool.

De acordo com o art. 302 do CTB, § 3º, a pena passou a ser de reclusão, de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir.

Porém, em caso de flagrante sem vítima, a lei continua sendo a mesma. O agente de trânsito poderá caracterizar a conduta como infração e/ou crime de trânsito, com possibilidade de fiança.

De qualquer forma, reforço a mensagem: se beber, não dirija!

Recursos de multas

Foi autuado indevidamente? Exerça seus direitos! Você pode recorrer de qualquer penalidade de trânsito recebida, com três chances de sucesso.

Se você preferir buscar orientação profissional para elaborar seu recurso, saiba que o Doutor Multas, além de trazer conteúdo relevante a seus leitores, também é especialista em orientação a respeito de recurso de multa de trânsito. Caso precise deste tipo de suporte, basta entrar em contato pelo doutormultas@doutormultas.com.br ou 0800 6021 543.

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas como esta. Para dúvidas e sugestões, comente aqui embaixo. Até a próxima!