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5 erros que o advogado recém-formado precisa evitar!

Depois de cinco anos de muito estudo e de enfrentar o exame da OAB, o advogado recém-formado se depara com um grande número de profissionais no mercado e uma competição acirrada. Por isso, para construir uma carreira de destaque e conseguir boas oportunidades, o jovem profissional precisa se dedicar muito, além de agir de forma estratégica.

Para chegar ao seus objetivos, é importante não cometer alguns chamados “erros de principiante” que podem prejudicar sua trajetória profissional. Para ajudar quem esta começando, separamos algumas dicas!

Negligenciar o networking

Não investir em networking é um erro que muitos profissionais cometem, em especial no início da carreira. No início, como muitas indicações de trabalho vem por meio de parentes e amigos, poucos advogados recém formados se preocupam em acionar outros profissionais ou até ex colegas de faculdade. Dedique algumas horas da sua semana para a construção de uma boa rede de networking. Tomar um cafezinho com aquele velho amigo da faculdade, ou mesmo com um ex chefe de quem você foi estagiário, pode abrir muitas portas e gerar diversos trabalhos.

Para não cometer esse erro, confira 5 dicas sobre como fazer networking sendo recém-formado.

Não investir em apresentação profissional

A advocacia é uma profissão pautada na confiança. Por isso, desde a forma de se vestir e até o site e papéis do seu escritório devem transmitir esse valor. Muitos profissionais recém-formados acham que investimentos como a elaboração de um bom logo para o seu escritório ou da contratação de um profissional para a construção de seu site não são itens essenciais. Contudo, não investir na apresentação profissional pode ser um grande equívoco que afasta potenciais clientes e parceiros.

Fazer tudo sozinho

Com a competitividade acirrada e a complexidade do mercado jurídico, tentar fazer tudo sozinho é um erro comum, que muitos jovens profissionais cometem. Cada vez mais, a sociedade vem assistindo a importância e a força das redes. Profissionalmente, isso não é diferente.

Para conseguir clientes e trabalhos, você pode e deve firmar parcerias com outros colegas. Que tal falar com um colega que atue em um ramo distinto do seu e formar uma parceria fechando um percentual sobre a indicação de trabalho? Usar correspondentes também pode ser uma forma de otimizar seu trabalho e dar mais espaço para a captação de clientes e administração do escritório, em especial se você pretende atuar de forma autônoma.

Deixar a especialização para depois

O Direito conta com uma série de áreas de especialização, com leis e dinâmicas de atuação próprias. O profissional que chega a um mercado competitivo como o jurídico sem buscar uma especialização corre o risco de demorar a conseguir notoriedade pela sua atuação e, consequentemente, deixa de ganhar clientes.

Além de uma boa formação, o recém-formado deve se manter focado em especializar sua atuação, visando a criar melhores oportunidades para sua carreira.

Não investir no marketing jurídico 

A internet tornou bastante acessível diversas ferramentas de marketing que podem auxiliar recém-formados a ganharem visibilidade e construírem sua autoridade profissional. Por meio de um blog ou mesmo de uma página nas redes sociais, o advogado recém-formado pode (e deve) veicular conteúdo informativo com o objetivo de atrair potenciais clientes.

Embora as atividades de marketing tenham uma série de restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e pelo Estatuto do Advogado, produzir conteúdo de caráter informativo não é uma prática vedada e pode servir como “isca” para chamar a atenção de clientes e até de parceiros.

Se você quiser saber produzir esse conteúdo e muitas outras estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.

Você comete alguns desses erros? Tem alguma outra dica? Comente conosco.

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