5 passos para administrar melhor o tempo e fazer mais

Sabe-se que a rotina do advogado brasileiro costuma ser bastante intensa, não é mesmo? Afinal, dividir o tempo entre audiências, elaboração de petições, atendimento a clientes e estudos de casos certamente não é uma tarefa das mais fáceis. No entanto, até mesmo uma agenda atribulada pode ganhar muito em eficiência quando o profissional emprega uma gestão de tempo apropriada às suas necessidades. E foi exatamente pensando nessa otimização que resolvemos abordar neste artigo 5 passos fundamentais para quem deseja fazer mais em menos tempo. Ficou curioso? Então confira:

Entendendo o tempo

O primeiro passo para se aumentar a produtividade no trabalho é entender o poder do tempo. É evidente que a fluência do tempo é um fenômeno natural que ocorre de forma constante, uniforme, e, por isso, é dividido em partes rigorosamente iguais, o que dá origem às horas, aos minutos e aos segundos. Até aqui nenhuma novidade, certo? Porém, a forma como a passagem do tempo é percebida ao longo dos dias é completamente diferente daquela concretamente exibida pelo relógio.

A verdade é que quando estamos envolvidos em alguma atividade prazerosa — como um passeio com a família ou com os amigos, por exemplo —, o tempo parece passar bem mais rápido do que quando nos dedicamos a tarefas menos estimulantes — como a elaboração do imposto de renda, por exemplo. No trabalho, essa tendência também se manifesta levando o profissional, por vezes, a ter uma percepção equivocada do tempo dedicado a cada uma das tarefas, o que impacta diretamente em sua produtividade.

Observando a rotina

Um bom método para corrigir essa possível falha na percepção do tempo é anotar, durante o período de uma semana, por exemplo, a hora do início e do término de toda e qualquer atividade profissional realizada. Isso pode ser feito de forma bem simples e sem maiores rigores, por meio de uma agenda ou planilha. Dessa forma, o profissional poderá contar com dados objetivos para montar adequadamente o planejamento do seu tempo.

Estruturando um planejamento

Quando se fala em planejamento de tempo, pode-se pensar, amplamente, no hábito de manter o devido registro sobre as atividades a serem realizadas no futuro, devidamente acompanhadas de seus respectivos horários e prazos. Muitas pessoas optam por uma agenda, enquanto outras preferem um organizador de tarefas on-line. Na verdade, o meio não faz tanta diferença, o importante é que o advogado se sinta confortável com o recurso escolhido, tendo-o sempre em mãos para consultas e eventuais modificações. O segredo nessa etapa é não tentar dar um passo maior que as pernas, ou seja, é preciso montar um plano realista, adequado à quantidade de tarefas a serem realizadas e ao tempo disponível para essa execução.

Aprendendo a administrar

A administração eficiente do tempo exige que se tenha um controle mais rígido sobre ele. Pode parecer óbvio, mas assumir as rédeas do tempo é mais difícil do que aparenta. É muito comum que, em um dia de trabalho, o advogado seja constantemente interrompido por colegas para prestar consultas, por clientes ao telefone ou por e-mails urgentes. Toda vez que isso acontece, quem está decidindo como o profissional deve usar o seu tempo não é o próprio profissional, mas, sim, o terceiro que o aciona. É certo que muitas situações exigem uma resposta imediata e que muitos advogados trabalham com uma relação de subordinação hierárquica em relação ao empregador, no entanto, essas interrupções devem ser muito bem avaliadas e equilibradas.

Revisando e ajustando os horários

É válido lembrar, por fim, que o quadro de horários deve estar sempre sujeito a melhoramentos. Em alguns casos, uma agenda apertada pode se tornar mais produtiva com a mera reorganização da ordem em que as tarefas são executadas. O advogado pode, por exemplo, ter uma energia criativa maior durante a parte da manhã, fazendo com que seja o momento mais adequado para a redação e a elaboração de peças. Trata-se de uma avaliação extremamente pessoal que deve ser constantemente revista, a fim de ser ajustada às necessidades do momento.

Como o tempo é um bem precioso, que tal aproveitar o horário de suas refeições para aprimorar seus conhecimentos na Era do Direito 4.0 em nosso curso Ganhe dinheiro na nova era do direito? São mais de 6 horas de aulas, com módulos de aproximadamente 20 minutos.

E você, já tentou alguma dessas estratégias no seu dia a dia? Que tipo de táticas pratica para organizar melhor seu tempo? Comente aqui e divida suas experiências e impressões conosco!

 

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *