Quero seguir carreira acadêmica em Direito. Quais são os próximos passos?

O Direito é uma formação que oferece ao graduado amplas possibilidades de estruturar uma carreira diversificada e bem-sucedida. De modo geral, o graduado na ciência jurídica escolhe a advocacia e, deve, por primazia, zelar pela aplicação das normas jurídicas vigentes no país e cuidar da harmonia das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público entre si. Mas não é apenas seguindo a carreira da advocacia ou de uma das funções jurídicas do Estado, como o Promotor ou o Juiz, que se pode colocar esses preceitos em prática – há a possibilidade de atuar como docente e pesquisador do Direito. Você se interessa pela carreira acadêmica? Então descubra a seguir como poderá prosseguir na área!

O que significa ter uma carreira acadêmica?

Há diferentes caminhos para os graduados em qualquer área, mas no Direito essa assertiva toma novas perspectivas. O graduado pode trabalhar na área privada ou pública, em diversas funções, e ainda pode determinar sua área de atuação, do Direito Administrativo ou Civil ao Direito Penal ou Trabalhista. Mas a carreira acadêmica nivela uma autonomia e um dinamismo que poucas carreiras oferecem, porque envolve aulas, pesquisas, análises de campo e muito mais.

No Brasil, como na maior parte do mundo, a carreira acadêmica reúne duas vertentes: a docência, em geral ligada aos cursos de graduação e pós-graduação, através da qual o catedrático irá disseminar os conhecimentos adquiridos, e também a área de pesquisa propriamente dita, que cuida da produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Vale a pena acrescentar que essas duas atividades são determinantes para a criação de novas tecnologias, inovações e reflexões de cunho sociocultural e econômico, o que é fator essencial para o desenvolvimento do país.

Como seguir na carreira acadêmica?

Estabelecer uma carreira acadêmica exige, antes de tudo, que o graduado continue estudando. Dessa forma, o primeiro passo é persistir nos estudos acadêmicos e fazer uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, fazer Mestrado e Doutorado. Outros caminhos são possíveis, como as especializações e cursos de extensão de curta duração, mas os 2 ou 3 anos (em média) de Mestrado e os 4 ou 5 anos de Doutorado, podendo ser estendidos em cursos de pós-Doutoramento, serão de enorme importância para a sedimentação de uma carreira acadêmica bem-sucedida.

Logo ao conquistar a primeira especialização ou grau de Mestrado, o acadêmico já poderá fazer provas para concorrer aos quadros docentes das várias instituições de ensino superior. E quanto mais avançadas forem as titulações alcançadas, maiores as chances de o profissional conquistar ascensão no programa de cargos e salários das universidades.

Construção e consolidação da carreira

Dentro desses cursos, o estudante não apenas conhecerá os grandes autores do Direito com mais profundidade, mas se deparará com ideias e conceitos que poderá mesclar, confrontar e testar sua aplicação em diferentes contextos, trazendo benefícios tanto para a sociedade atual quanto para pesquisas futuras em várias áreas. Além disso, será viável estabelecer novos ciclos de contatos, com professores brasileiros e estrangeiros, abrindo as portas para o crescimento pessoal e profissional.

Mas é importante lembrar que não bastam as titulações para se construir uma carreira acadêmica de sucesso. Além disso, o acadêmico deverá aprender a desenvolver certas habilidades, como sua capacidade de análise e de investigação científica, a destreza para a comunicação oral e a desenvoltura para a produção de textos lógicos e bem estruturados.

Com a criação de novas Universidades de Direito e com a própria dinâmica das cadeiras nas instituições já existentes, a demanda por professores é sempre constante. E a flexibilidade da carreira é tão notável que o profissional não precisará se afastar de vez da prática advocatícia, se não quiser. Além de se envolver com aulas e pesquisas, o professor poderá, por exemplo, trabalhar como advogado correspondente nas horas vagas, conseguindo um complemento de renda e ainda obtendo experiência prática na área que escolher para atuar.

Se ainda possui dúvidas em qual carreira seguir, preparamos um artigo com 3 carreiras para o bacharel em Direito que não quer trabalhar em escritórios.

E você, já considerava seguir a carreira acadêmica? Já sabia que esse caminho também poderia ser conciliado com a advocacia correspondente? Comente e nos conte sua opinião!

 

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

10 comentários em “Quero seguir carreira acadêmica em Direito. Quais são os próximos passos?”

    1. Boa tarde Dr. Evandro, tudo bem?

      Muito obrigado pelo elogio.

      Continue acompanhando o nosso Blog!

  1. Resumindo, o próximo passo é fazer um mestrado e continuar sempre estudando para experiência e títulos.

    Gostaria de dicas mais objetivas em relação às formas de contratação do docentes, média salarial por região, atividades principais eextrajornada.

    1. Boa tarde Dr. Leonardo, tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário.

      Sua sugestão de pauta foi encaminhada para a nossa redação.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  2. Gostei muito das dicas, já considerava a carreira acadêmica e estou cada vez mais certa de minha posição. Mas ainda estou no 2° período, gostaria de saber o que posso fazer agora para me preparar melhor nesta área. Pra qual sentido devo direcionar meus estudos complementares, como funcionam as pesquisas, quais são as matérias que necessitam de aprofundamento…Enfim. Quais conselhos podem me dar nessa perspectiva?

    1. Andressa, que bom que tem isso em mente desde o início do curso. A partir do momento que a sua faculdade permitir, se inscreva em projetos de iniciação científica na sua faculdade, leve em paralelo o estudo de uma língua estrangeira, leia bastante revistas jurídicas onde são publicadas as novidades da área, procure ser aquela aluna mais proxima dos professores, demonstre interesse. As pesquisas você escolherá a partir do ramo que tiver mais interesse. Com isso em mãos você é orientada por um professor para desenvolver um determinado assunto específico, segundo a linha de estudo dele. Cada ramo do direito há matérias a serem aprofundadas, mas há áreas mais promissoras, menos esgotadas em termos literatura jurídica, que são recomendáveis, mas a escolha e sua.

  3. Adorei o texto! Parabéns!
    Vou iniciar meu curso de Direito neste segundo semestre, e desde já, tenho pensado na área acadêmica. No entanto, eu gostaria de lecionar no exterior.. Pelo que pesquisei é uma tarefa árdua e que exige um alto custo. Você poderia me dar mais informações? Na sua opinião, é melhor lecionar ou fazer um LL.M e se tornar um advogado internacional?
    Muito obrigado pela atenção.

    Cordialmente,

    Guilherme 🙂

  4. Bom dia…
    Gostei muito do artigo, porque estava em busca de dicas de como começar a projetar a carreira depois que terminar a graduação.
    Obrigado!

  5. Ótimo artigo. Sempre pensei em conciliar a carreira acadêmica e outra carreira no Direito e, estava um pouco perdida, pois já iniciei o 6° semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *