Como contratar um advogado correspondente?

Pôde-se observar, ao longo dos últimos anos, grandes transformações na rotina dos escritórios de advocacia de todo o país, não é mesmo? O advento de leis que ampliaram o acesso à justiça — a exemplo das que criaram o procedimento sumaríssimo no âmbito dos juizados especiais —, combinado com o fortalecimento de instituições que desempenham funções essenciais à justiça — como a Defensoria Pública, por exemplo — fizeram com que o volume de processos judiciais se multiplicasse.

É bem verdade que a tecnologia tem sido uma grande aliada na superação desses desafios, proporcionando comunicação de qualidade em tempo real e softwares de gestão especificamente desenvolvidos para o ramo. No entanto, não se pode deixar de lado o aspecto humano, essencial à advocacia, que também sofreu profundas modificações. E talvez a mais notável delas tenha sido a presença cada vez maior de parcerias entre escritórios e correspondentes jurídicos.

Mas por mais que diversas sociedades Brasil afora estejam conseguindo excelentes resultados a partir dessa metodologia de trabalho, é necessário salientar que uma das maiores dificuldades para quem deseja se inserir nesse universo é conseguir encontrar um bom advogado correspondente. E foi pensando nesse obstáculo inicial que resolvemos abordar a contratação desse profissional no artigo de hoje. Quer saber mais? Então confira:

Indicação e pesquisa

A alternativa mais óbvia para quem deseja contratar um advogado correspondente é usufruir de seu leque de contatos adquiridos ao longo de sua prática profissional, buscando indicações e referências na base do boca a boca. O passo seguinte seria optar entre a criação de um banco de dados para consultas futuras ou avançar nas pesquisas de acordo com as necessidades de cada caso concreto.

Porém, essa alternativa, apesar de ser a mais evidente, nem sempre se prova como sendo a mais eficiente. E isso se deve à dificuldade em se manter esses bancos de dados devidamente atualizados e ao custo — administrativo e de tempo — exigido para realizar essas buscas.

Suponhamos, por exemplo, que o magistrado tenha intimado o advogado para praticar determinado ato em uma comarca distante em um prazo de 48 horas. Nesse caso, a disponibilidade imediata de um profissional pode fazer toda a diferença entre o cumprimento — ou não — da determinação judicial.

Buscador on-line

Outra solução para a questão seria buscar o auxílio de um serviço especializado. Buscadores on-line colocam à disposição do escritório um cadastro com milhares de advogados correspondentes distribuídos nas mais longínquas comarcas de todo o Brasil.

Assim, basta realizar uma busca rápida para encontrar um candidato que se encaixe no perfil exigido e que atue na localidade desejada para iniciar as conversas sobre a futura parceria. É bom lembrar, ainda, que a utilização do serviço costuma ser completamente gratuita, proporcionando ao escritório uma economia não só de tempo, mas também de recursos.

Os tempos modernos trouxeram muitos desafios para a carreira advocatícia, mas trouxeram, também, muitas soluções, melhorando a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos clientes. Serviços como os buscadores on-line são a grande prova de que os avanços da tecnologia não representam uma desumanização da atividade, mas, sim, ajudam a conectar pessoas e a viabilizar projetos.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

E você, já precisou lançar mão dos serviços desses advogados correspondentes em suas atividades? Como encontrou o profissional adequado? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências!

Dê uma nota a este post

2 comentários em “Como contratar um advogado correspondente?”

  1. Sou correspondente em São Paulo advogada formada 15 anos com experiência efetuamos diligências e audiências na capital e interior de SP.

    1. Boa tarde Dra. Vera, tudo bem?

      O Juris Correspondente busca e divulga Advogados Correspondentes em todo o Brasil.

      Cadastre-se em nossa base e divulgue com destaque os serviços prestados! Acesse:

      http://bit.ly/CadastronoJurisCorrespondente

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Seja bem-vinda.

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Juris

Os comentários estão fechados.