6 maneiras de economizar dinheiro em um escritório de advocacia

Devido às dificuldades resultantes de um mercado cada vez mais competitivo e saturado, muitos escritórios de advocacia se veem no dilema de ter que reduzir suas despesas para sobreviver. Mas, nessa hora, é fundamental perceber que economizar dinheiro em um escritório de advocacia não significa diminuir a qualidade do serviço prestado aos clientes. Na verdade, basta pensar estratégica e criativamente para cortar custos nos lugares certos. Então confira agora mesmo nossas dicas de hoje:

Contar com os serviços de advogados correspondentes

Advogados correspondentes são as principais ferramentas de um escritório de advocacia na redução de gastos. Contar com os serviços desses profissionais em outras cidades reduz gastos com viagens, diligências e deslocamentos. Além disso, é a melhor forma de economizar o precioso tempo dos profissionais de seu escritório, já que esses períodos de deslocamento normalmente são improdutivos, impedindo a resolução de problemas de outros clientes.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

Criar maior conscientização entre profissionais

Ao buscar maior economia em um escritório, é importante contar com o suporte de todos os profissionais envolvidos em seu cotidiano. Assim, funcionários administrativos e advogados devem cooperar no sentido de contribuir com toda e qualquer medida de economia, caso contrário, as medidas não serão efetivas, muito menos abrangentes. Com isso em mente, transforme as campanhas de economia interna em cultura institucional, não apenas em algo passageiro.

Passar a digitalizar documentos internos

Trabalhar com documentos digitais — arquivos de processos, prestação de contas, documentos de clientes e assim por diante — não apenas economiza espaço interno no escritório, como também ajuda a reduzir custos no cotidiano dos trabalhos. E isso funciona porque diminui a utilização de papel e a necessidade do envio de documentos físicos pelos Correios (quando possível). Afinal de contas, para que acrescentar gastos se é possível diminuí-los, fazendo essas atividades por e-mails e arquivos na nuvem, não é mesmo?

Realizar diligências de forma estratégica

Vai realizar protocolos, carga de processos e requerimento de certidões em um mesmo dia? Organize essas diligências do modo mais estratégico o possível, para que você aproveite melhor o tempo desses deslocamentos e economize com combustível, estacionamento e outras despesas. Aliás, se algumas diligências podem esperar até o dia seguinte, talvez esse acúmulo de atividades seja mais producente para o escritório, reduzindo trajetos e proporcionando mais tempo para se trabalhar internamente, na produção de peças processuais, por exemplo.

Prestar contas minuciosas aos clientes

Realizar uma prestação de contas minuciosa a seus clientes é também uma forma de economizar, já que os custos paralelos ao andamento do processo são por sua conta e risco. Assim, para evitar a contestação de gastos e ter que arcar com os custos das diligências, organize formulários de prestação de contas, com notas fiscais e recibos de todas as despesas. Aqui a transparência é chave.

Reduzir quaisquer gastos desnecessários

É igualmente imprescindível ter mais consciência quanto aos gastos dentro do escritório. É possível, por exemplo, economizar em material de papelaria, em uma iluminação mais econômica e em ferramentas mais eficientes, como impressoras, copiadoras e computadores que consumam menos energia. Além disso, muitos escritórios de advocacia também conseguem economizar por meio de medidas simples, como desligar todos os aparelhos eletrônicos ao final do dia e utilizar a ventilação natural em vez de ar-condicionado. Vale a pena tentar, não concorda?

E você, já passou por essas dificuldades em sua empresa? Que tal um e-book com dicas para maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos? Baixe agora o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Então que tal colocar essas recomendações em prática e também economizar em seu escritório? Por acaso tem outras sugestões sobre como reduzir custos nos processos cotidianos? Comente aqui e compartilhe suas dicas e impressões conosco!

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *